Fantasia

Fantasia

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Atividades externas




           É hora de brincar e aprender fora da sala de aula...
         A EI 36, de Maternal II, que é atendida em horário parcial tarde, vem mostrar como é fácil e divertido reunir a criançada nos dias de Sol para as atividades externas. Essas atividades fazem bem para a saúde, proporcionam experiências muito proveitosas, trabalha-se a socialização, aprimora a capacidade motora e o contato com a natureza.
         Para cada música do Projeto MUSICARTE, CONSTRUINDO O FUTURO ESSA É A NOSSA MELODIA, escolhemos uma ou mais atividades que pudessem ser feitas fora da sala de aula.
         Após registro e audição da música BIQUINI DE BOLINHA AMARELINHA, confecção de bolinhas com crepom amarelo, desenho orientado de círculos em caixa de areia e folha ofício, descemos as rampas da escola para nossa atividade externa. Cada criança recebeu um giz branco, e pedimos para que desenhassem bolinhas no pátio da escola. Além das bolinhas (círculos), eles realizaram diversos outros desenhos, riscos e rabiscos. Foi muito divertido!!!

          Com a música SER DIFERENTE É NORMAL, conversamos, fizemos recorte e colagem de diferentes pessoas, exploramos texturas, medimos a altura das crianças, formas geométricas e trabalhamos as principais “dificuldades” das pessoas portadoras de necessidades especiais. Como atividade externa, brincamos de cobra-cega, após exposição das regras para a brincadeira. Eles adoraram!!!

         Através das músicas XOTE ECOLÓGICO E DONA ÁRVORE, a preservação da natureza e os cuidados com a saúde e o meio ambiente foram os pilares do trabalho. Confeccionamos lixeiras para coleta seletiva, brincamos de feirinha e compramos alimentos saudáveis, e conhecemos a história e biografia do Luiz Gonzaga. Como atividade externa, plantamos alfa vaca, para criação de uma hortinha em nossa escola, este trabalho também contou com a colaboração e participação de todas as turmas do Maternal II.

         E uma das coisas mais legais que fazemos fora da sala de aula é brincar. O parquinho da escola é pequeno para tanta energia e animação!