Fantasia

Fantasia

terça-feira, 9 de junho de 2015

Caderno Pedagógico

         O cotidiano pedagógico das turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental em nossa Unidade Escolar envolve atividades criteriosas visando desenvolver as habilidades de leitura e escrita, além do raciocínio lógico-matemático, com o letramento e a alfabetização     abordando os seus usos e funções sociais, através de leituras e escritas diárias em sala de aula.
Nosso trabalho é pautado no projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, em que as músicas são portadores textuais iniciais para desenvolver e ampliar os diferentes gêneros textuais utilizados no processo de alfabetização.
O trabalho com o caderno pedagógico, disponibilizado bimestralmente pela nossa rede municipal de ensino, oferece aos nossos alunos possibilidades variadas de contemplar e articular o currículo deste grupamento.
Trabalhando com o caderno pedagógico de forma lúdica, em que as crianças podem brincar com as palavras e sua formação, a turma 1101 ao realizar as atividades 16, 17, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 do Caderno Pedagógico do 1º bimestre, abordou os seguintes temas:

  • Observação e manuseio de textos a partir de suportes diferentes
  • Utilização de seu conhecimento prévio
  • Dedução e descoberta de informações
  • Realizar indagações sobre o texto
  • Sistematizar atividades de consciência fonológica, com rimas e aliteração 

Buscamos ampliar as atividades propostas utilizando as placas alfabéticas para destacar o nome dos animais do texto “História em três atos”, observando a ausência de letras e se divertindo muito na troca de letras da leitura coletiva. (gato, rato, pato).
Nossas crianças desenharam, registraram, leram e fizeram as atividades com muita empolgação. Rapidamente perceberam que podemos formar outras palavrinhas trocando apenas a letra inicial (Mato, Lato, Tato, Bato, Cato, Fato).
Neste processo de aprendizagem, de maneira lúdica trabalhamos com os fonemas, desenvolvendo a consciência das palavras e sílabas, contribuindo para tornar nossos alunos leitores e escritores.







           Veja que lindo o vídeo do aluno Arthur Luiz de Souza Abel lendo a 1ª parte da história.



Clique no link para acessar o Caderno Pedagógico citado:



2 comentários:

  1. Que bacana!! O Arthur foi meu aluno no M II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, o Arthur é fruto do bom trabalho desempenhado por você e toda a equipe da escola. Parabéns a todos pela dedicação e competência!

      Excluir