Fantasia

Fantasia

terça-feira, 29 de julho de 2014

Banho de cheiro


Tomando o projeto: “MUSICARTE: CONSTRUINDO O FUTURO, ESSA É A NOSSA MELODIA”, como eixo norteador para nossas atividades, juntamente com a música “Banho de cheiro” de Elba Ramalho, trabalhamos com nossos alunos conceitos de higiene pessoal, sua importância para a saúde e como fazê-lo, promovendo ações coletivas de rotina higiênica, tais como: lavar as mãos, banhar-se, uso de produtos de higiene pessoal e construção de cartazes coletivos informativos.








Algumas outras atividades realizadas foram: audição e registro da música, cartaz coletivo com rótulos de produtos de higiene, recorte e colagem no portifólio de figuras de encartes de produtos de higiene, vídeo sobre higiene em desenhos animados, história do piolho com fantoches, leitura do livro “Com os pés na cabeça”, receitas de comidas típicas nordestinas e degustação, gráficos das comidas, literatura de cordel, formas e cores, jogo da memória, danças típicas do Nordeste, confecção de chapéu de frevo com sucatas.


De forma lúdica e musical, ensinamos nossas crianças, afinal de contas, aprender brincando e cantando é sempre mais divertido!


Equipe da turma 31.


terça-feira, 22 de julho de 2014

Instrumentos musicais


A música possui papel importante na vida das crianças. Desde a gestação o bebê está continuamente em contato com estímulos sonoros. Desta forma, usando o Projeto “MUSICARTE: CONSTRUINDO O FUTURO ESSA É A NOSSA MELODIA”, produzimos com as crianças da turma EI 32 chocalhos, feitos com garrafa pet e grãos. Os pequenos adoraram confeccionar seus próprios instrumentos musicais. E, puderam perceber os diferentes sons produzidos pelo variados grãos. Em sala de aula, sempre cantamos e utilizamos os chocalhos. Assim, cantar fica bem mais divertido.







segunda-feira, 21 de julho de 2014

A casa


        A turma 26, da professora Conceição conheceu a música “A casa”, de Vinícius de Moraes. Veja os vídeos:




           A primeira atividade foi colocar a música para cantarmos e observarmos a letra, a professora mostrou também o autor da música, logo a seguir conversamos sobre como é a casa em que moramos, se nela tem portas, janelas, quantos quartos são, se é casa ou apartamento e o local onde está situada. Foi muito legal conhecer a história de cada um.

        Na etapa seguinte, as crianças fizeram uma dobradura de casinha, onde pintaram com lápis de cor e canetinha e desenharam a porta, as janelas, jardins e o que mais quiseram desenhar.

Quando a casinha ficou pronta colamos em um cartaz, com o registro da letra da música “A casa” e colocamos em exposição na escola.

         Registramos a letra da música, identificamos a palavra “casa” e as palavras que rimam. Montamos a figura da casa com formas geométricas, pesquisamos e registramos o número das nossas casas, brincamos de casinha explorando os cômodos, montamos cabana na sala com lençóis, ouvimos, cantamos e dançamos outras músicas como “A casa do Zé” e “Quem mora” e construímos casinhas com sucatas.


Ficou um charme nosso trabalho!!!!!






quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aquarela 2


        Quem nunca fechou os olhos e começou a imaginar ouvindo a música "Aquarela" do Toquinho? Quem nunca se emocionou com essa canção?

     Chegou a vez das crianças da Pré-escola I, turma 24 mergulharem no mundo da imaginação, das cores e das formas e, através do faz-de-conta, criarem as suas próprias representações do mundo em que vivemos para construírem novos aprendizados. 
     A música nos inspirou em atividades que contemplaram diferentes áreas do conhecimento. Vejam algumas delas:

- Arte com aquarela 

As crianças experimentaram a sensação de pintar com pincel e uma aquarela construída por nós mesmos com caixas de ovos. De forma espontânea e criativa, cada um criou sua arte em uma tela feita de pratinho descartável.


- Pintura espelhada 

As crianças usaram cola colorida para fazer um desenho em um dos lados do papel, depois dobramos a folha ao meio, colocando o desenho feito com a cola em contato com a parte em branco. Os resultados foram variados e surpreendentes, e ainda pudemos brincar de adivinhar que imagens se formaram.



- Dobradura: Barquinhos de papel

Usando folhas de revistas, as crianças construíram um barquinho de papel seguindo passo a passo as orientações da professora. O trabalho com dobraduras, além de muito divertido, permite aprimorar a coordenação motora das crianças. Com os nossos barquinhos prontos, pudemos "navegar" por todos os oceanos que vemos no mapa e passear entre países e continentes diferentes.

- Registro de números/quantidades com o contorno das mãos

Quando as crianças começam a contar, é comum contar com o apoio dos dedinhos. As crianças da turma 24 utilizaram as suas mãozinhas para construir um cartaz com a representação das quantidades e dos numerais de 1 a 10.


- Construções com Tangram

A partir das sete peças que constituem este quebra-cabeça chinês, as crianças foram desafiadas a construir alguns objetos que são mencionados na música a partir de um modelo. Além do conhecimento das formas geométricas, a atividade requer atenção, observação e raciocínio lógico. Os pequeninos toparam o desafio e se saíram muito bem!





terça-feira, 15 de julho de 2014

Conto as horas


         A atividade realizada com a turma 23 foi construída com base na música "Fico assim sem você" de Adriana Calcanhoto. Apresento abaixo o registro de algumas propostas realizadas, em que foi abordado o tema horas do relógio.
Primeiro cantamos a música com ênfase no verso "Eu conto as horas pra pode te ver, mas o relógio tá de mal comigo". Começamos a conversar sobre horas, que nós temos hora para fazer tudo: comer, dormir, brincar e para isso que utilizamos o relógio (marcar as horas).
         Após essa conversa decidimos construir um relógio de pulso utilizando sucata (caixa de ovos, caixa de pasta de dente), tinta e pincel.
         Cada grupo ficou responsável por pintar as partes do relógio.








Após a secagem dos relógios ele foi montado e veja o resultado.



As crianças adoraram realizar a atividade, e ficaram muito felizes, pois cada um ganhou o seu relógio de pulso.


A proposta com a música também proporcionou às crianças outras vivências como: brincar com a sonoridade das rimas, registro da rotina diária de atividades com desenhos e horários, dramatização, expressões faciais, comparação de sentimentos, jogos e circuitos, escrita e desenhos espontâneos, entre outras. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Nomes


A turma 22, no ritmo da música "Aquarela" (de Toquinho), tratou de colorir um sol bem lindo de amarelo. Ficaram bastante animados na confecção da atividade, se entusiasmaram em aprender uma música nova e gostaram muito do vídeo.
Assista aqui:



Tratamos de conhecer a biografia de “Toquinho”, descobrimos que esse é o apelido dado por sua mãe, e este o acompanhou por toda a sua vida artística, mas seu nome é Antonio Pecci Filho.

As crianças da turma 22 também conversaram sobre suas vidas, a escolha de seus nomes e estão bem espertos, já reconhecem a primeira letra do seu nome e dos amiguinhos.


O ano promete, pois se esforçam bastante e já temos alguns alunos que escrevem seu nome sem apoio visual, isso é tudo de bom!