Fantasia

Fantasia

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Criarvore


A turma EI 12 realizou uma atividade de plantio de sementes, referente ao Projeto “Criarvore”, que a nossa escola participa.
“O Projeto Criarvore realizado em parceira com o Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) da cidade do Rio de Janeiro, consiste na distribuição de sementes de árvores nativas da mata atlântica, para produção de mudas pelos alunos e professores. Cada escola ou professor, inscrito no projeto recebe um kit contendo as sementes e o manual que ensina passo-a-passo das etapas. O objetivo principal é conectar a rede municipal de ensino ao processo de desenvolvimento de uma árvore, de modo que os alunos presenciem a germinação e o desenvolvimento das sementes até a sua plenitude. Com este projeto os professores podem oferecer às crianças atividades interdisciplinares, mostrando a relevância da valorização das árvores, além de torna-los um agente responsável pela criação e transformação da sua realidade, crescendo junto com as sementes plantadas, ao acompanhar o desenvolvimento das mesmas.”
Iniciamos com a exposição do vídeo Charlie e Lola, em que Lola plantava uma sementinha e neste período as crianças puderam observar as várias etapas do plantio, os utensílios necessários e a ansiedade da personagem para ver sua plantinha nascendo.
As crianças também participaram de rodinhas de conversa onde foi abordado como tema: o “ciclo de vida das plantas” em comparação ao “ciclo de vida animal”.
Depois de inserida no contexto, a turma se reuniu na área externa da escola para observar e fazer anotações das plantas existentes neste espaço como: tamanho, idade aproximada, quantidade de espécies etc.
Colocamos então a “mão na massa”, plantamos nossas sementes de “orelha de macaco”, umedecemos a terra e colocamos no jardim de inverno do refeitório.
Pesquisamos sobre a planta e durante o passar das semanas as crianças cuidaram das sementes e observaram ansiosas, na tentativa de acelerar o processo do nascimento, fizeram vários questionamentos como “vamos colocar mais água?”, “vamos mudá-la de lugar?”, “será que aqui bate sol?”

Até que brotou a primeira folhinha, a alegria foi geral e toda a ansiedade recompensada. Agora seguimos acompanhando o seu crescimento.




quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chocolate


As crianças da turma 11, de Pré-Escola 2 conheceram o livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, de Ruth Rocha.

Trata-se da história de Vivinho que é um coelho normal, tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho de páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão? 

Esta história, dentre outras da autora da série “Vou te contar” mostra situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia, como a de Vivinho, um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe a profissão de cozinheiro.

As crianças leram o livro junto com a professora e debateram sobre a história e as profissões. Assim como o coelhinho, eles expressaram seus desejos como futuros profissionais. Registramos em uma lista e eles desenharam suas vontades.

Dramatizaram a história, recontaram e a professora anotou suas falas no blocão da sala.

Em seguida, as crianças se vestiram como pequenos cozinheiros e juntos fizeram brigadeiros e cajuzinhos deliciosos. De forma divertida e descontraída, utilizaram os conceitos matemáticos para somar os doces feitos e dividir entre os coleguinhas. Degustaram os docinhos e após a comilança escovaram os dentinhos.

Organizamos uma coreografia com a música “É de chocolate!”, dançamos para os amiguinhos da escola e depois assistimos o vídeo com as fotos das nossas vivências. A turma gostou muito!






segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Turma 10


Diário da professora Daniella Balduíno:

Rio de Janeiro, 09 de dezembro de 2013.
Então, chegamos ao final de mais um ano.
Um ano cheio de surpresas, de desafios para se adaptar. Um ano para abalar...
Eu não tinha ideia do que estava por vir, com o que iria me deparar e foi então que conheci a turma 10!!!!
Um turbilhão de acontecimentos, assim foram nossos dias. Músicas para cantar, atividades para fazer, conflitos para resolver.
Do “presta atenção!” ao “a fila é por tamanho!”, um nome se aprendia.
De um “sai da minha mesa” a um “ô tiaaaaaa...” uma contagem se fazia.
Mas sabe, no meio disso tudo, vi minhas crianças amadurecerem, aprenderem e criarem vínculos importantes como amizade, carinho e respeito,
Fomos um grupo unido, um grupo de grandes amigos.

Fomos 10, a turma 10!!!




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Planetário da Gávea e o binóculo


  A  atividade realizada pela turma 25 está relacionada a visita ao PLANETÁRIO DA GÁVEA.

  No planetário as crianças viram um filme sobre a VIA LÁCTEA e sobre outros planetas que existem além do planeta TERRA no nosso  sistema solar, e também visitaram todas as outras partes do planetário.

  No dia da nossa atividade relembramos todos os momentos passados no planetário.

  Conversamos com as crianças sobre o que podemos ver no céu com telescópio, luneta e binóculos e então decidimos construir binóculos de brinquedo para observar o céu durante o dia e a sua infinita  beleza.

  Utilizamos sucata(rolinhos de papel) para construir nosso binóculo.

  Pintamos os rolinhos com guache e depois cada criança enfeitou com desenhos dos planetas, sol, estrelas, lua ou seja tudo que podemos ver no céu.


  Nossa turma divertiu-se muito na construção deste brinquedo.




Construindo uma luneta


   A turma 24 participou juntamente com  a turma 25 de um passeio interessante ao PLANETÁRIO DA
GÁVEA.

   Nossa turminha já apresentou desde o início do ano um grande interesse pelos assuntos voltados para os corpos celestes. Com tudo que já visualizamos em sala através de cartazes e histórias,  viajamos ainda mais neste FANTÁSTICO UNIVERSO com a nossa ida ao PLANETÁRIO.

   Decidimos conciliar  o assunto que foi tão explorado à alegria e entusiasmo de BRINCAR, construindo
 assim um brinquedo diferente,  uma LUNETA  para observarmos o céu de noite.

   Utilizando SUCATA, a nossa turminha pintou os rolinhos  e cada um enfeitou a sua LUNETA   com
desenhos.

                A nossa turminha se divertiu muito , confeccionando um  BRINQUEDO DIFERENTE e que irá levá-los à uma bela viagem ao FANTÁSTICO UNIVERSO!